quarta-feira, 29 de novembro de 2017

É O QUE ELES QUEREM!

É o que eles querem
(Publicado no semanário O DIABO em 28 de Novembro de 2017)

Nem tudo, na realidade, corresponde às esperanças que possam ser geradas pelo persistente optimismo do Governo. Os factos, muitas vezes, pelo contrário, mostram incapacidade para modernizar, organizar, controlar, remodelar os serviços de apoio aos cidadãos. E aquilo que não é alterado entra em estagnação, desactualiza-se, torna-se obsoleto e acaba por resultar em dificuldades acrescidas para as pessoas.

Há dias, um amigo referiu o caso de uma senhora com cerca de 60 anos, ainda a trabalhar, beneficiária da ADSE, para onde desconta desde há 32 anos, muito doente, que precisava de fazer uma cintigrafia, telefonou, há poucos dias, para um moderno Hospital de Lisboa em que costuma ser atendida, a fim de marcar esse exame. O funcionário que a atendeu, fez-lhe todas as perguntas para preencher a ficha e ela foi-lhe respondendo com todo o rigor. Depois de dispor de todos os dados que desejava, o funcionário disse-lhe que o exame seria no dia 3 de Março de 2018 às 10h00.

A senhora ficou chocada, tem que ser tratada, porque corre o risco de ficar tolhida numa cama, sem capacidade financeira para ter alguém que a assista. perguntou se havia possibilidade de conseguir uma data mais próxima porque a falta de tal exame, provavelmente, já não iria precisar dele por falecer antes. O funcionário disse que não era possível ser antes porque o Estado deve muito dinheiro ao Hospital e este, para ir amortizando a dívida, terá de adiar uns meses, esperando que ele possa ir pagando. Ela respondeu que, dessa forma, as pessoas com necessidade de cuidados de saúde, como era o seu caso, acabam por morrer por os não receberem. Por esse andar, morremos todos mais cedo. Ele respondeu: é o que eles querem.

A senhora, então, pergu ntou, como seria se ela pagasse o exame a pronto e a resposta foi imediata: se a senhora pude e desejar pagar a pronto o exame pode ser feito já amanhã às 10H00.

E, assim, o Hospital efectuou no dia seguinte a cintigrafia de que a senhora necessitava o que permitiu ao seu médico prescrever o tratamento adequado para a sua doença e ela ver a saúde melhorar.

Bem prega Frei Tomás, ouçam o que ele diz mas não olhem para o que faz. E assim vai este País, sem respeito pela defesa dos direitos das pessoas que não tenham meios para fazer face às suas necessidades básicas e tenham de esperar pelo apoio do Estado para o qual todos temos que pagar aquilo que nos queiram sacar sob os mais diversos títulos (impostos, taxas, etc).

E para estas dificuldades das pessoas e adiamentos de exames não parece ter solução com greves de enfermeiros e/ou de médicos. Isto precisa de uma profunda reforma da máquina do Estado no que toca a nomeação de pessoas competentes, com sentido de responsabilidade e com sensibilidade para melhor fazer face aos problemas das pessoas.

O meu amigo, pessoa bem informada, acrescentou que, quem está sindicalizado num sindicato ligado à Intersindical não tem problemas. Este governo, que passa os dias a publicitar as suas virtudes, não deixa de satisfazer as "justíssimas" revindicações dos trabalhadores ligados ao menor partido da Geringonça. Os outros, trabalhadores e reformados que não estejam sob protecção da Inter, podem morrer à vontade, até dando jeito às finanças (ao Centeno), aliviando os cofres de despesas obrigatórias. Nesta linha de raciocínio, o ideal era que os reformados desaparecessem, deixando de haver gastos com a "PESTE GRISALHA", como foi dito certa vez.

António João Soares
21 de Novembro de 2017

Sem comentários: