quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Um caso de sucesso que dignifica Portugal

A Universidade Católica ocupa a 47.ª posição no 'ranking' do 'Financial Times'. A Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica acabou de ser considerada uma das 50 melhores escolas europeias de economia e gestão.

Segundo a notícia Aposta na formação põe Católica entre as melhores da Europa "A palavra Portugal, de repente, aparece no ranking do FT das melhores da Europa. O que coloca o País como destino no mercado da educação, que é um mercado global". A internacionalização começou pelo ensino: as aulas de mestrado já são todas leccionadas em inglês e o corpo docente tem professores de mais de dez nacionalidades. E tem produzido frutos a nível do reconhecimento: em 2007, o programa de formação de executivos também ficou entre os 50 melhores e este ano ocupa a 39ª posição a nível mundial.

A estratégia está longe de ser secreta: "baseia-se no rigor, qualidade e exigência nos programas, corpo docente e investigação". É posta em prática a ligação da ciência à prática, da escola à empresa. "Este ano tivemos 110 programas, cerca de metade em colaboração exclusiva com algumas das melhores empresas nacionais". "Criamos valor e isso é reconhecido no mercado."

A propósito do preço das propinas, diz Fátima Barros directora da Faculdade: "No último inquérito que fizemos, 70% já tinham emprego antes de acabar o curso". Além disso, há um programa de bolsas de mérito para atrair os melhores de cada área, tenham ou não capacidade para pagar. Não é um subsídio mas um prémio ao valor pessoal.

Não pode deixar de se concluir que o futuro e o êxito do ensino não assenta no facilitismo, nem no nivelar por baixo, mas na dedicação, no rigor, na qualidade, na exigência a todos os níveis e no reconhecimento do mérito.

Sem comentários: